Orixás da cultura Yorubá vão virar personagens de histórias em quadrinhos

As grandes histórias da mitologia Yorubá levadas para o universo dos Quadrinhos.



Quanto da nossa cultura você vê nos quadrinhos de super-heróis como o Batman, Homem-Aranha e Super-Homem?


Já pensou que incrível seria se tivéssemos histórias em quadrinhos com personagens da nossa cultura? O desenhista Hugo Canuto teve essa ideia brilhante. Ele conta que tudo começou meses atrás, fazendo ilustrações de orixás de maneira despretensiosa.



Hugo, então, pensou: por que não criar histórias em quadrinhos com esses personagens no papel de protagonistas? A ideia é adaptar para a linguagem dos quadrinhos algumas narrativas da mitologia Yorubá, abordando a saga de alguns orixás: Xangô, Oxossi, Iemanjá, entre outros.

O desenhista mergulhou fundo na cultura Yorubá. Hugo conversou com estudiosos e adeptos das religiões de matriz africana para narrar esse universo com o cuidado e o respeito que ele merece. O artista baiano tem a companhia de outros dois ilustradores no projeto chamado “Contos de Òrun Àiye”.

Para que a gente possa conhecer um pouco mais sobre um dos elementos da nossa cultura, com uma linguagem mais acessível, Hugo lançou uma campanha de financiamento coletivo. A meta era arrecadar R$ 12 mil para arcar com todos os custos do projeto, mas ele conseguiu mais de R$ 48 mil.

A ideia é lançar uma revista com duas histórias fechadas e material extra com ilustrações de artistas convidados, além de pôsteres e camisetas do projeto. A primeira história já começou a ser desenhada. O material deve ser lançado em junho deste ano. Atualizações sobre o andamento do projeto serão publicadas na sua página no Facebook.


Saiba mais no vídeo abaixo:




Veja também algumas ilustrações ligadas ao projeto Contos de Òrun Àiye:
Este é o senhor da cura e da enfermidade

Oxum é a rainha dos rios e cachoeiras.

Elegbá é o mensageiro entre dois mundos

Iansã é a senhora dos ventos e tempestades.

Yemanjá é a senhora das águas, mãe dos orixás.

Ogún é o senho do ferro.

Oxóssi é o caçador.

Xangô é o Deus do Trovão.


Via Maria Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...